A blefaroplastia é a retirada de excesso de pele e bolsas de gordura localizadas ao redor dos olhos. Diminui o aspecto de cansaço e contribui para o rejuvenescimento facial.
Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do excesso de pele e/ ou gordura no local, e geralmente ocorre após a quarta década da vida.
Internação: 12 a 24 horas.
Anestesia: geralmente local e sedação.
Recuperação: Retorno às atividades habituais em 5 a 7 dias. Evitar exposição da cicatriz ao sol durante 6 meses.
Resultado: 3 a 6 meses.
A lipoaspiração de mento é a cirurgia para retirar o acúmulo de gordura na região entre o pescoço e o queixo (“papada”). Caso exista flacidez no local, a pele em excesso também pode ser removida.
O acúmulo de gordura nessa região acontece tanto por fatores genéticos quanto pelo envelhecimento.
Anestesia: Local e sedação ou anestesia geral.
Internação: geralmente 12 horas.
Recuperação: Retorno às atividades habituais em torno de 4 dias. Uso de faixa elástica por 15 dias. Drenagem linfática por 30 dias.
Resultado: Em torno de 3 a 6 meses.
Otoplastia é o nome técnico dado a qualquer cirurgia para corrigir deformidades nas orelhas: maiores ou menores do que o desejado, em abano (proeminentes), pontudas, desiguais, caídas, etc. São vários os fatores de insatisfação e inúmeras as técnicas que podem ser aplicadas em cada caso. Indicada para crianças a partir dos 7 anos e adultos.
Anestesia: Em crianças pequenas é recomendado o uso de anestesia geral, crianças maiores e adultos podem fazê-la, com tranquilidade, com anestesia local e sedação.
Internação: geralmente 12 horas.
Recuperação: O pós-operatório geralmente é tranquilo. Na correção das orelhas em abano há um inchaço inicial levando a uma diminuição da sensibilidade, que volta ao normal com o tempo. Por volta de 7 dias para retorno às atividades habituais. Utilizar faixa compressiva (tipo tenista) durante 30 dias.
Resultado: Resultado final em torno de três meses.
Lifting cervical ou plástica do pescoço é o tratamento do excesso de pele e gordura da região do pescoço, além da “amarração” da musculatura do pescoço. A cicatriz pode se localizar abaixo do queixo e/ou atrás da orelha. Pode ser feita uma lipoaspiração da região do pescoço associada. Indicada para homens e mulheres a partir dos 40 anos com algum grau de envelhecimento facial.
Anestesia: geral.
Internação: 12 a 24 horas.
Recuperação: Retorno às atividades habituais em aproximadamente 15 dias. Dormir com a cabeceira da cama elevada durante uma semana. Usar uma faixa de compressão e fazer drenagens linfáticas por 30 dias.
Resultado: Resultado final de em 6 meses.
Com o passar do tempo a pele já não possui a mesma elasticidade e aparecem as primeiras rugas na face, as rugas estáticas. Rugas estáticas são aquelas que independem da ação da musculatura, ou seja, a pele permanece enrugada mesmo quando o músculo está em repouso.
A cirurgia do rejuvenescimento, chamada tecnicamente de lifting facial ou ritidoplastia é a retirada de excesso de pele com o reposicionamento da musculatura facial. É indicada para minimizar os sinais de envelhecimento do rosto e do pescoço. Pode ser associada à blefaroplastia (cirurgia das pálpebras). Indicada para homens e mulheres a partir dos 40 anos com algum grau de envelhecimento facial.
Anestesia: geral.
Internação: Em torno de 24 horas.
Recuperação: Retorno para atividades habituais em aproximadamente 15 dias. Dormir com a cabeceira da cama elevada durante uma semana. Fazer drenagem auxilia na recuperação pós operatória.
Resultado: Resultado final de 3 a 6 meses.
A cirurgia de nariz é indicada para quem quer modificar o formato do nariz, no todo ou parte dele, e também para corrigir problemas de função respiratória.
As correções estéticas são feitas após a formação do órgão estar completada, o que coincide com a adolescência. Não existe idade máxima para fazê-las. Já as correções da função devem ser analisadas caso a caso.
Anestesia: geralmente realizada com anestesia geral, se não houver fratura pode ser realizada com anestesia local e sedação.
Internação: período de 24 horas.
Recuperação: É utilizado um tampão nasal por 12 a 24 horas. São usados curativos no nariz por 7 a 14 dias. Normalmente o retorno às atividades se dá em torno do 10º dia. Pode haver equimoses que desaparecem em cerca de 10 dias.
Resultado: de 6 meses a 1 ano.
As pálpebras de pessoas orientais são muito diferentes das pálpebras dos ocidentais. Cerca de 50% dos orientais não possuem uma dobra na pálpebra superior. Além disso, costumam apresentar excesso de bolsas de gordura na pálpebra superior , cílios que nascem mais retos ou até para baixo e epicanto medial (prega de pele no canto interno do olho). Estas características fazem os olhos orientais parecerem menores e mais inchados.
A ocidentalização é retirada da parte da gordura existente nas pálpebras superiores e, na maioria das vezes, também de uma tirinha fina de tecido muscular, depois, é feita uma “dobrinha” em cima dos olhos.
Internação:12 a 24 horas.
Anestesia: geralmente anestesia local com sedação associada.
Recuperação: Retorno às atividades habituais em 5 a 7 dias. Evitar exposição da cicatriz ao sol durante 6 meses.
Resultado: 3 a 6 meses.
Também conhecida como mentoplastia, é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento. Indicada para pacientes que apresentam falta de projeção do queixo (mento), levando a um prejuízo das linhas estéticas faciais. Pode ser associado à rinoplastia.
Anestesia: Local e sedação ou anestesia geral.
Internação: geralmente 12 horas.
Recuperação: Retorno às atividades habituais em torno de 7 dias.
Resultado: Em torno de 3 meses.